Formação de GRH movimenta beneficiários da P1MC na área rural de Quixadá

Por Rikáryo Mourão – comunicador do Instituto Elo Amigo
Formações em Gerenciamento de Recursos Hídricos deve beneficiar cerca de 342 famílias | Foto: Claudio Sampaio

Nos dias 28 e 29 de junho a equipe do Instituto Elo Amigo (IEA), que vai acompanhar a implementação de aproximadamente 342 cisternas de 16 mil litros (captação de água da chuva para consumo humano) realizou mais uma formação com agricultoras e agricultores familiares em Gestão de Recursos Hídricos (GRH). A atividade fazparte do processo de mobilização social para conquista da tecnologia.

A ação é parte do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB). Segundo o educador técnico do Elo Amigo, Ângelo Silva, já foram realizadas cinco formações de GRH, que mobilizou 40 comunidades e envolveu em média 180 famílias da área rural de Quixadá.

O educador ainda destaca que a mobilização ainda está em processo, afinal vão acontecer mais cinco formações para fechar o montante de 342 famílias e para isso, a participação da Comissão Municipal das Cisternas de Quixadá e de líderes comunitários como o Seu Aroldo do Sítio Juá, tem sido fundamental.

“A participação das comunidades no processo de formação que é uma das etapas para receber a cisterna e saber como cuidar da água para beber tem conseguido conscientizar as pessoas na importância dos cuidados com a água e com a cisterna em si. Aqui no Quixadá as tecnologias de convivência com o semiárido vão fazer muita diferença na vida das pessoas porque falta água de verdade”, disse Silva.